Animais - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Animais em ScrapsWEB.com.br

domingo, 30 de janeiro de 2011

Como Secar Ervas


Secar ervas é uma maneira simples de manter sua horta produtiva por mais tempo. Secar sua próprias ervas permite que você tenha controle total sobre a origem e quantidade das ervas. Existem três maneiras principais de secar ervas: pendurar, congelar ou imersão em óleo. Cada uma tem seus benefícios. Aqui apresentaremos como secar suas ervas da maneira que escolher.
Colha as ervas do jardim. Use uma tesoura forte ou uma faca de cozinha para cortar as ervas. Se a erva for perene, corte os caules na base da planta. Outras ervas podem ser arrancadas com as raízes, e os restos colocados para compostagem. Corte todas as ervas usadas para secagem de modo a deixá-las com caules longos. Veja nas "dicas" pelas melhores épocas para colher.
Lave as ervas com cuidado. se tiver que lavar as ervas por causa de terra ou sujeira, o melhor é borrifar gentilmente água, e depois secar (Ou você corre o risco de mofo durante o armazenamento). Bata-as com um pano de prato ou chacoalhe até que seque.


Pendurando:
Remova as folhas inferiores dos caules e amarre o maço de ervas próximo a ponta dos caules. O ideal é que cada maço tenha no máximo 5 - 10 caules para facilitar a ventilação.
 #Encontre um local seco, quente, escuro e bem ventilado que fique fora do caminho das pessoas. A temperatura ideal para secagem é 20ºC. Se não tiver um local escuro em casa, você pode colocar o maço de ervas dentro de um saco de papel (destes de pão), com furos para a ventilação. O saco também mantém a poeira longe das ervas.
Deixe as ervas para secar por 1 a 3 semanas. Verifique de vez em quando para ver como estão secando - ervas com caules grossos demoram mais. Veja se estão esfarelando, esfregando uma folha entre dois dedos. Se esfarelar, estão prontas para guardar.
Remova as folhas e coloque em um jarro fechado. Remova os caules e outros materiais a medida que retira as folhas. Você pode deixar as folhas inteiras ou triturar com os dedos para fazer uma mistura para cozinha (mas use rápido para manter o sabor). As folhas inteiras podem ser usadas para fazer chá, ou como guarnição na sopa (estas não devem estar muito secas). Sementes devem ser deixadas inteiras, e só trituradas quando forem ser usadas.
Etiquete o jarro, e guarde. As ervas devem durar até um ano.
Congelando:
Selecione ervas apropriadas para congelar. Normalmente este método funciona para ervas de folhas moles como manjericão, estragão e salsa. Algumas ervas só podem ser congeladas pois elas não secam, como a cebolinha.


Lave e seque as ervas colhidas, como acima. Remova as folhas e coloque no freezer em sacos herméticos (tipo zip, ou similar). Etiquete com data, elas devem durar até 3 meses. Se quiser que durem mais, escalde por alguns segundos em água quente e mergulhe em água com gelo imediatamente, e coloque no freezer em sacos. Ervas escaldadas devem durar no congelador por até 6 meses.
Alguns cozinheiros preferem congelar ervas em formas de gelo, para que elas fiquem em porções pequenas para cozinhar. Se escolher assim, misture um terço de ervas cortadas e dois terços de água. Manjericão é bom passado no azeite de oliva antes de congelar em cubos (sem água). Remova as ervas congeladas nos cubos e coloque nos sacos de congelar. Use a medida que necessário.


Imersão em óleo:
Colha e limpe as ervas como descrito acima.
Escolha um óleo. Azeite de oliva é o preferido, mas outros óleos também funcionam.
Você pode escolher manter as folhas presas ao caule ou removê-los, e adicionar as folhas separadamente. Se preferir usar o óleo como um óleo com ervas, os caules podem ficar. Coloque em uma garrafa; as ervas que ficaram no caule dentro da garrafa de óleo servem como ornamento, assim como ingrediente culinário. Se quiser remover as folhas para usar, um contâiner baixo é melhor, pois as folhas podem ser pescadas com uma colher.
Mantenha o óleo em um lugar refrigerado, especialmente em climas mais quentes. Use em seis meses.


 A melhor hora de colher as ervas é em um dia ensolarado após o orvalho ter secado, mas antes do sol bater e evaporar os óleos essenciais voláteis. O fim da manhã é uma boa hora. Ervas colhidas nestas condições vão manter o sabor por mais tempo, e são menos propensas a mofo.
Folhas devem ser colhidas antes das flores se abrirem (assim que os botões aparecerem); Isto vai garantir o melhor sabor, pois elas contém o máximo de óleos essenciais antes de florescer.
Se quiser colher as ervas duas vezes na estação, só colha pequenas quantidades na primeira vez. Isto vai deixar a planta com energia para criar mais folhas na segunda colheita, que deve ser mais proveitosa.
Se quiser colher as sementes para plantar ou cozinhar, espere até que as flores tenham morrido. Colha as sementes antes que o vento o faça.
Porões, dispensas e sótãos são locais ideais para secar ervas. Aparadores raramente usados e armários são outra possibilidade, contando que não sejam úmidos.
Se precisar substituir as ervas secas pelas frescas em uma receita, lembre-se de que as ervas secas são mais potentes. Via de regra, uma colher de chá de ervas secas equivale a uma colher de sopa de ervas frescas. Não exagere nas ervas secas, pois pode arruinar o prato.
Ervas podem ser secas no forno, um microondas ou com um desidratador. Estes métodos afetam os óleos essenciais, e o produto final é inferior. Mas se você vive em um clima muito úmido, secagem ao natural pode não funcionar, e secar no forno pode ser uma opção.
Para secar em um forno convencional, a temperatura recomendada é 100ºC. Coloque as ervas cobertas por papel manteiga. Vigie com cuidado, vire se necessário (não use as mãos). verifique a consistência das ervas a cada minuto até parecerem quebradiças. Pode ajudar deixar a porta do forno ligeiramente aberta.
Ervas colocadas em um microondas devem ser enroladas em toalhas de papel e um copo de água deve ser colocado para proteger o forno. Tente um minuto de cada vez com o forno ligado no alto, e veja a consistência a cada minuto.
Ervas congeladas não funcionam como guarnição - somente para cozinhar.


AVISOS
Se tiver que usar produtos químicos na horta, mesmo que não seja diretamente sobre as ervas, você deve tomar cuidado dobrado ao limpar as ervas antes de secar, mesmo que isto signifique lavar mais vigorosamente que o descrito acima. A saúde de sua família é preciosa; não corra riscos.
Não colha ervas em condições úmidas ou quando o orvalho ainda está nelas, pois vai ser difícil secar manualmente, e as ervas vão ter mais chances de dar mofo.
Não deixe as ervas penduradas por muito tempo, ou o sabor vai diminuir.
Sempre tenha cuidado ao usar toalhas de papel no microondas, pois elas podem pegar fogo.




MATERIAIS NECESSÁRIOS
Ervas frecas ou ervas plantadas em casa
Elásticos ou barbante para amarrar os maços
Área escura e bem ventilada para pendurar as ervas.
Jarros
Freezer
Sacos plásticos
Óleo para inserir as ervas
Garrafa de vidro ou recipiente para as ervas no óleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário