O barbatimão é uma árvore típica do cerrado, e seu nome é um derivado de um termo indígena IBA TIMO que significa “árvore que aperta” e é conhecido também como a “árvore da virgindade”, porque ao ser utilizada no banho de assento suas propriedades adstringentes fazem uma “contração” da vagina.
Além desse detalhe curioso, o barbatimão é usado para combater inflamações do útero e ovários, cistos, feridas, úlceras, hemorragias, e corrimentos. Ele também é cicatrizante, anti-inflamatório, antimicrobiano, antibacteriano, analgésico, coagulante e desinfetante.
Sabonete de Barbatimão
– Passo a Passo
Materiais necessários
- 500 gramas de base glicerinada para sabonete
- 15 ml de extrato glicólico de barbatimão
- 15 ml da essência desejada
- Fôrma para sabonete
Passo a passo
1. Pique a base glicerinada em pedacinhos e derreta-a no fogão elétrico
Dica: Se você tiver um termômetro próprio para esse tipo de artesanato, confira se a temperatura da glicerina está entre 45 a 50 graus antes de seguir para os próximos passos.
2. Adicione, um por um, os extratos glicólicos. À medida que você for adicionando os extratos, continue batendo a mistura com o mixer ou com um fuê de cozinha.
4. Adicione a essência e misture-os usando a espátula. Misture tudo até que forme uma massa homogênea.
Dica: Essa receita rende 4 sabonetes médios.
6. Aguarde o período de secagem dos sabonetes, que é de aproximadamente 12 horas, e desenforme-os.
Agora que você já sabe como fazer sabonete de barbatimão, ficará mais fácil, seguro e barato cuidar da sua higiene íntima .